Tendências
Aumente a participação em eventos e webinars com análise preditiva

No papel de estagiários aqui na Minitab (coletivamente gratos por essa oportunidade incrível!), fomos desafiados a resolver um problema: “Como podemos aproveitar nossas habilidades de análise para ajudar nossa equipe de marketing a aumentar a participação em eventos, webinars etc.?” 

Como a análise preditiva pode ajudar a melhorar a participação em eventos e webinars

O desafio: aumentar a participação de inscritos

A equipe da Minitab faz um ótimo trabalho na criação de webinars e eventos sobre tópicos envolventes e diversos que geram interesse significativo. Em comparação com os padrões do setor, a Minitab faz um trabalho excelente de conversão de inscritos em webinars e regularmente tem um grande público em eventos. Como parte de seu compromisso com a melhoria contínua, fomos encarregados de ajudar a equipe de marketing a melhorar.

 Brainstorm dos fatores que aumentam a participação

Sob diferentes circunstâncias, os fatores mais críticos para a participação são conteúdo, palestrantes e custos. Como o Minitab Exchanges é gratuito (e acontecerá em uma cidade perto de você!), além da variedade de conteúdos e palestrantes, usamos um mapa mental do Minitab Workspace para realizar um brainstorm dos motivos pelos quais nem todos os inscritos estavam aparecendo. 


Como o tempo está claramente fora do controle do organizador do evento e a hora do dia e local foram apresentados no momento do registro, decidimos nos aprofundar para entender se o momento em que alguém se inscreve para um evento afeta a probabilidade dessa pessoa participar do evento. Além disso, queremos saber como essas descobertas podem ser usadas para garantir maior sucesso e participação em eventos futuros.

Usando análise preditiva para insights imediatos

Para responder a essa pergunta, empregamos o CART®, que é uma ferramenta de análise preditiva simples e intuitiva incluída no Minitab Statistical Software, que fornece uma solução explicável na forma de um diagrama de árvore de decisão. 

Primeiro, preparamos os dados criando uma variável chamada “dias” que quantificou numericamente a duração entre a data da inscrição e o evento. Depois, combinarmos os dados de vários locais e deixamos que o CART® fizesse o resto e isso foi o que descobrimos. 

Análise levando a planos de ação

Dentre os 134 inscritos, ao se inscreverem mais de 44 dias (cerca de 1 mês e meio) antes do evento, a taxa de frequência é de 16,7%. Em comparação àqueles que se inscrevem menos de 44 dias antes, vemos que há uma taxa de participação muito maior de 48,1%. A análise ilustra que, o momento em que o participante se inscreve afeta a sua probabilidade de participar do evento. Então, como nossas descobertas podem ser usadas para melhorar as taxas de participação? 

Queríamos encontrar uma solução tangível e prática para esse problema de frequência (que não seja apenas proibir a inscrição com mais de 43,6 dias de antecedência!). Como podemos efetivamente aumentar essa taxa de participação de 16,7%?

Nossa solução para o problema

Para melhorar o engajamento, propomos que o marketing se comunique mais com os participantes que se inscreverem há mais de um mês e meio antes do evento. Isso pode ser feito por meio de uma maior frequência de ligações, textos, e-mails ou até mesmo por meio de um sorteio ocorrendo no dia do evento para solidificar ainda mais a participação.

Acreditamos que essas conclusões podem ser aplicadas universalmente àqueles que querem garantir maior participação em eventos de qualquer tamanho. Graças às ferramentas de análise preditiva no Minitab Statistical Software, conseguimos criar uma solução concreta baseada em dados para esse problema!

 Fonte: Minitab

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